Uma alimentação saudável não despende de muito tempo e é fundamental para a sua saúde. 

Cada vez mais gastamos mais tempo com trabalho, e menos tempo para simples atividades do dia-a-dia. Com isso, muitas vezes não temos tempo para cozinhar e ter uma alimentação saudável.

Uma dieta saudável fornece quase todos os nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar da melhor forma. Tomar suplementos alimentares poderá ajudar a suprir algumas carências nutritivas resultantes de dias em que nos alimentamos de forma menos equilibrada variada.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, adotar uma alimentação saudável não é sinónimo de apenas ingerir refeições sem sabor ou comer sempre os mesmos alimentos. A variedade é uma regra a seguir quando se fala de hábitos alimentares sãos, pois só assim é possível ter  acesso a todos os nutrientes que o seu corpo necessita.

Lembre-se que uma alimentação equilibrada deve ser constituída maioritariamente por hidratos de carbono, até 65% do total de calorias ingeridas, e por quantidades menores de gordura e proteínas, que não deve ultrapassar os 35% do total calórico diário.

 

Conheça as nossas dicas para ter uma alimentação saudável:

 

Não salte o pequeno-almoço: desprezada por muitos, esta é a refeição mais importante do seu dia, pois quebra longas horas de jejum e é o acordar do seu organismo para mais um dia de trabalho. Portanto, evite a fraqueza e quebra de rendimento físico e intelectual tomando um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável. Inclua leite ou derivados, pão e se possível uma peça de fruta!

Coma, não passe fome: ficar muitas horas sem comer costuma dar mau resultado, para manter o seu corpo saciado e os níveis glicémicos sobre controlo, coma de 3 em 3 horas para evitar surtos de fome digna de leões.

Como já dizia a canção: come a sopa Joana come a sopa: qualquer que seja o seu nome, sabia que se comer um prato de sopa antes das principais refeições está a contribuir para o bom funcionamento intestinal e ajudar a manter-se saciado?

Prefira o azeite à manteiga: utilize o azeite tanto para cozinhar como para temperar.

Coma fruta, mas não sozinha: A fruta é rica em nutrientes essenciais para o organismo, como as fibras, vitaminas e minerais mas ao longo do dia, acompanhe-a sempre com pão ou bolachas

Prefira carnes brancas: Peru e frango têm menos teor de gordura do que as carnes vermelhas.

Se é integral, é bom: O pão, a massa, o arroz e os cereais são alimentos ricos em fibra. A fibra faz com que sejam digeridos de forma lenta pelo organismo e ajuda-o a manter-se saciado por mais tempo.

Reduza as quantidades: Tudo faz bem e tudo é necessário ao nosso organismo, quando ingerido nas proporções certas. Por isso, coma um pouco de tudo, sirva-se de alimentos coloridos e variados e não se foque somente na carne e nos acompanhamentos. Preencha o seu prato de legumes coloridos.

Quando em dúvida, prefira os laticínios magros: Irá ingerir a mesma quantidade de cálcio enquanto reduz a ingestão de gorduras.

Fritos, deliciosos mas tão..gordurosos: Fritar é fácil, basta atirar para dentro do óleo bem quente e esperar que fique dourado. Mas isso não é nada saudável não é? Aposte antes em alimentos cozidos, grelhados e assados. Ou se se estiver a sentir aventureiro, experimente cozinhar a vapor. Nenhuma destas formas necessita de adição de gordura na sua confeção e o seu corpo agradece.

Cuidado com o sal e os produtos salgados: A OMS recomenda que não se ingira mais do que 5g de sódio por dia. Por isso, troque o sal por ervas aromáticas como: aipo, alecrim, alho, cebolinho, coentro, estragão, hortelã, louro, salsa e oregão;  ou especiarias como: açafrão, baunilha, canela, caril, colorau e noz-moscada; para que os seus cozinhados fiquem mais saborosos.

Faça muitos brindes, mas tenha cuidado: às refeições seja morado no consumo do álcool. Homens poderão beber até 2 copos de vinho por dia e as mulheres 1 copo sem que seja nefasto para o seu organismo. Acima disso poderá estar a sobrecarregar o seu corpo.

Gás só nos balões: A maior parte das bebidas gaseificadas são ricas em açúcar. Beba água, chá ou sumos naturais à refeição e deixe as bebidas gaseificadas para dias de festa.

A água não é só para tomar banho: A água ajuda ao bom funcionamento do rim e intestino. Beba cerca de 1,5L de água por dia.

Tenha calma, mastigue lentamente: mastigar bem os alimentos melhora o processo digestivo e dá tempo ao cérebro para receber a informação de saciedade. Faça as suas refeições em locais calmos onde pode comer sem pressa ou pressão.

Sempre que possa, planeie as suas refeições atempadamente. Pode, por exemplo, fazer menus semanais, assim poderá conscientemente escolher o que quer comer e não terá a tentação de comer alimentos pré-cozinhados, que geralmente são pouco saudáveis.