Organização Mundial de Saúde recomenda no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, moderada a vigorosa, a fim de reduzir o risco de enfermidades e melhorar o bem-estar geral. Praticar atividade física traduz-se em inúmeros benefícios para a saúde cardiorrespiratória, metabólica, óssea e até no combate à depressão.

Mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular.

 

No Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala a dia 6 de abril, o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) revela que mais de um terço dos portugueses prática atividade física regular, com os homens a aderirem mais aos exercícios, principalmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

A atividade física regular é mais comum entre pessoas empregadas (38,4%) e entre quem completou o ensino superior (49,6%). Entre os que têm o ensino secundário, a prática de atividade física é seguida por 43,2% da população inquirida, sendo que 32,3% dos que têm o segundo ou terceiro ciclo fazem desporto. Entre os que não têm nenhuma escolaridade ou apenas o primeiro ciclo, a prática de atividade física regular abrange 18,8% da população.

O INSEF apoia as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população e avalia os programas de saúde e investigação em saúde pública.

O Dia Mundial da Atividade Física visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

Sobre o INSEF

 

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e investigação em saúde pública. Tem como mais-valia conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo (sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, incluindo preventivos) com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

Sabia que…

 

Segundo dados do Observatório Nacional da Atividade Física e Desporto, 77 % dos homens e 64 % das mulheres portuguesas, despendem de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.

No entanto, no que toca à população idosa, 45 % dos homens e 28% das mulheres ficam aquém das recomendações (30 minutos/dia). Nos jovens, a recomendação é de 60 minutos de atividade física por dia e, apenas os rapazes com 10 a 11 anos são suficientemente ativos.

O futebol é o desporto mais popular em Portugal e em 2014 contou com cerca de 158,738 praticantes federados. A corrida é uma modalidade cada vez mais praticada e encontra-se em quarto lugar no ranking do desporto mais praticado em Portugal, com cerca de 1,45 milhões de adeptos.

Num jogo de futebol competitivo de 90 minutos, um indivíduo com 60 kg gasta em média 900 Kcal. Num jogo de futebol casual de 60 minutos, a intensidade é menor e portanto gastam-se cerca de 420 Kcal. Já numa corrida de 30 minutos, dependendo da intensidade, gastamos entre 240 a 540 Kcal.

A prática de atividade física, seja ela qual for, é parte integrante de uma vida sã e saudável. Pratique exercício físico!

 

Fontes:

www.sns.gov.pt
www.apn.org.pt